O famoso designer de carros Gordon Murray e sua equipe colaboraram na criação de um supercarro de 12 cilindros: o T.50.
Imgens: Reprodução/Gordon Murray Automotive
Gordon Murray sempre esteve na vanguarda do design e desempenho de automóveis, e suas máquinas escalaram os degraus mais altos do automobilismo por décadas.
Enquanto todos os detalhes do veículo serão revelados em sua estréia em agosto, a Gordon Murray Automotive recentemente provocou entusiastas ao divulgar especificações sobre a máquina: um V12.
Veja também:
- Bugatti: ar condicionado de novo carro pode esfriar um apartamento inteiro
- Iate Lamborghini é inspirado no carro mais potente: o híbrido Sián; veja fotos
- Tesla: duas versões do carro que prometem caber no bolso de muitos consumidores
Embora talvez seja mais conhecido por seu trabalho na Formula 1, na McLaren, Murray foi inspirado a manter as coisas simples pelo Ferrari 250 GTO, o ícone do início dos anos 1960, cujo motor desenvolveu sua potência a partir de uma cilindrada compacta de 3,3 litros.
Esboço do supercarro T.50 da Gordon Murray Automotive, que estreia em agosto
Em um eco daquela conquista distante de Maranello, o motor do T.50 – construído para Murray pelos artesãos do Reino Unido em Cosworth – desloca apenas 3,9 litros para atingir 654 cv a 11.500 rpm.
Além disso, o torque do motor é acelerado, dada a natureza de rotação livre do motor. A empresa diz que o V12 do T.50 pode acelerar de 12.100 rpm em 0,3 segundos, e 71% do torque máximo chega a apenas 2.500 rpm.
Veja também:
- Motor de ouro? 5 coisas que você nunca imaginou ter num carro
- Novo Audi Q7 chega ao Brasil com grande diferencial das SUVs da marca
- Fiat lança nova versão elétrica do 500 com uma edição super fofa: ‘La Prima’
“Comecei minha carreira como projetista de motores, portanto, conceber e especificar 100% do V12 de 3,9 litros sob medida para o T.50 foi uma alegria”, disse Murray em comunicado oficial.
Outras revelações da recente atualização de Murray incluem a confirmação de que o T.50 terá uma transmissão manual de seis marchas da Xtrac gloriosamente à moda antiga.
Gordon Murray, designer do supercarro T.50
O motor do T.50 é algo que pode ser admirado de dentro da cabine a toda velocidade, mas também quando estacionado. Alojado sob duas aberturas gullwing, o motor não possui tampas.
“Se não fosse o coração pulsante do T.50, seria uma fabulosa instalação escultural de arte moderna”, diz Murray sobre o motor do carro.
Por fim, somente um total de 100 exemplares está planejado para produção.
Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br